domingo, 28 de março de 2010

Nutricionistas dão dicas para

Veja como ter uma Páscoa mais leve sem deixar o chocolate de lado

Ainda faltam alguns dias para a chegada da Páscoa, mas o pecado da gula já ronda muita gente. Para você não se deparar com resultados desastrosos depois do feriado,vamos dá dicas para uma alimentação mais leve, sem abrir mão das tradicionais delícias - começando pelo chocolate.

Na Páscoa, opte pelo chocolate amargo e fuja do branco e do trufado.


 
Resistindo às tentações.


.

De acordo com a nutricionista Marcia Curzio, de São Paulo, o chocolate é considerado saudável e nutritivo, mas deve ser consumido com moderação..

.

- A recomendação de consumo médio é de 30 gramas por dia, cerca de 160 calorias..



Os tipos também influenciam no valor nutricional do doce. O chocolates meio amargo e amargo são os mais saudáveis. Por possuírem alta concentração de cacau (acima de 70%), são ricos em flavonoides, nutrientes que têm ação antioxidante e ajudam a manter o coração e as células saudáveis. .

.

- A regra é: quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides ele tem, portanto mais saudável..

.

Na Páscoa, a especialista aconselha a evitar os ovos trufados com musse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes têm alto teor de gorduras e calorias. A nutricionista Mariana Fróes, do Rio de Janeiro, dá outra dica: evitar o chocolate branco.



- O chocolate branco é mais calórico e gorduroso, já que sua composição é feita a partir da manteiga de cacau. Além disso, não tem ação antioxidante como os outros tipos..

.

Mariana diz que, para tentar driblar a vontade de devorar chocolate, o ideal é não ficar mais de três horas sem comer..

.



Deixe o almoço de Páscoa mais light.

.

A tradição de comer peixe nesta época pode fazer muito bem à saúde. Eles são fontes de vitaminas, proteínas e ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6..

.

Na hora da compra, Marcia aconselha a optar pelos que têm menor quantidade de lipídios, como bacalhau, abadejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado e pescada. .

- Existem algumas espécies gordurosas, mas em geral o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e o frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário